terça-feira, 8 de junho de 2010

Exames, a quanto obrigam!

Ainda bem que está a chover! A sério, assim custa-me muito menos ter de ficar enclausurada a estudar. Quer dizer, continua a custar muito, mas ainda assim, custa menos.
Já não posso ouvir falar em Psicologia da Memória. O raio da matéria é mesmo chata. Não é que seja difícil, mas é chata. E muita. Enfim, continuo sem perceber o objectivo deste método de avaliação que está em vigor na minha faculdade. Ainda hoje estive a falar com a minha madrasta - que é professora universitária - sobre isso. A única explicação que encontramos é o facto de este método ser muito menos trabalhoso para os professores. Claro que eles preferem mil vezes apenas corrigir exames no final de cada semestre do que terem que corrigir testes, trabalhos e afins ao longo de todo o ano. Quer dizer, recebem ordenados invejáveis mas trabalhar que é trabalhar, nada! E isto não é nada favorável para a formação dos alunos. Porque aquilo que eles nos obrigam a fazer é decorar toneladas de matéria para chegar o dia do exame e a debitarmos todinha. Para além de ser muito difícil atingir notas altas, o conhecimento que fica consolidado é muito pouco ou quase nenhum, já que passado o exame, a matéria esvai-se dos nossos cansados cérebros a uma velocidade louca.
E são coisas como esta que me tiram do sério.

1 comentário:

  1. Na minha escola cada departamento é que decide como se faz a avaliação. Em Contabilidade de Gestão tenho 4 mini-testes e se tiver menos que 8 valores num sou logo recambiado a exame. Em Finanças tenho três mini-testes que valem apenas 30% (a Frequência, 70). Sendo avaliações do mesmo género acaba por ser um bocado estúpido.

    E obrigado :D

    ResponderEliminar