domingo, 20 de junho de 2010

(Des)Valorizar

Dou valor a tudo aquilo de bom que tenho na vida. E sei que tenho sorte por ter a vida que tenho. Tenho plena noção de que há pessoas que vivem muito pior do que eu e que têm problemas muito mais graves que os meus. O mal dos outros não me consola, é certo. Mas às vezes precisamos de ouvir que este ou aquele passou por um enorme sufoco para nos darmos conta da sorte que temos. E eu tenho essa sorte. Porque tenho uma família que adoro, porque tenho verdadeiros amigos que estejam onde estiverem eu sei que vão estar sempre aqui para mim, porque não passo fome nem sede, porque tenho um tecto para me abrigar com comida, cama e roupa lavada, porque posso estudar… E por muitas outras razões. Não gosto de discutir a felicidade. Simplesmente porque acho que é um conceito muito utópico. Como seres humanos que somos, temos fases mais felizes e outras mais infelizes ao longo da vida. Nunca ninguém foi feliz a cem por cento durante toda a vida. E quem diz que sim, mente. Por um motivo ou outro, há sempre algo que corre mal.
Os últimos meses, para mim, não têm sido os mais felizes. Mas isso não quer dizer que eu desvalorize o que de bom tem a minha vida para apenas exaltar os aspectos negativos. Não, nada disso. E apesar de, no seu conjunto, estes últimos tempo terem sido mais tristes, claro que também aconteceram coisas boas. Claro que não me senti todos os dias as pessoa mais infeliz do mundo. Claro que houve momentos em que experimentei o sabor da felicidade. Mas um determinado acontecimento negativo desencadeou muitos outros e isso, dependendo da força de cada um, tende a deitar uma pessoa a baixo. E eu fui-me muito a baixo, talvez até de mais. Mas tentei levantar-me e, aos poucos e poucos, fui conseguido. Até que já estou de pé, e estou a voltar a aprender a andar. Um passinho de cada vez, como os bebés. Eu sei que todas as quedas que damos na vida têm como função fortalecer-nos. Eu já dei algumas. Mas sei que vou dar muitas mais. E não quero ter medo das quedas futuras. Reformulo: não quero ter medo do futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário