terça-feira, 2 de março de 2010

A vida em 7 segundos

Hoje, na aula de Psicologia da Memória, o professor mostrou-nos alguns documentários à cerca das vidas de algumas pessoas que sofrem de doenças mentais, designadamente a doença de Alzheimer e outras patologias relacionadas com a amnésia. E é realmente deprimente. O caso que mais me tocou foi o de um senhor que, há vinte e poucos anos atrás, como consequência de um vírus de gripe raro, ficou com a área cerebral do hipocampo totalmente destruída. A partir daí a sua memória é de apenas 7 segundos, o que significa que qualquer coisa que lhe aconteça é, para ele, sempre a primeira vez. Diz, repetidamente, dirigindo-se a qualquer pessoa com esteja a falar:"você é o primeiro ser humano que eu vejo depois de ter ficado doente". E é assim a vida deste homem. Tem frequentes alucinações auditivas, vive momentos de verdadeira agressividade, chora compulsivamente. 7 segundos depois, se lhe perguntarem a razão por que chora, ele diz "não sei... não sei, porque não estou consciente. Você é o primeiro ser humano que eu vejo depois de ter ficado doente.".

1 comentário:

  1. Por momentos lembrei-me de uma cena do filme A minha namorada tem amnésia (ou lá o que é).

    Deve ser das piores coisas que nos podem acontecer :S

    ResponderEliminar