segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Das eleições

O problema dos portugueses é que são conformistas. Não gostam de mudar, preferem continuar mal a arriscar. Não votam porque acham que não é o seu vota que "vai fazer a diferença". Por isso é que eu acho que devia ser obrigatório votar. E eu não sou exemplo para ninguém, porque nos dois últimos actos eleitorais não votei. Mas hoje fui à escola que ficava nos quintos dos infernos exercer o meu dever cívico - sim, porque votar é muito mais do que um direito - de voto.
Se fiquei contente com os resultados? Não. Se já estava à espera? Totalmente. O problema é que muitas das pessoas que se mostram descontentes nem se deram ao trabalho que levantar o rabo do sofá para ir votar. E essas, meus caros, não têm o direito de ficar descontentes com que quer que seja. Se o direito de voto existe é precisamente para isso: para as pessoas poderem mudar o que acham que está errado.
País pequenino, o nosso. E não falo de Geografia, falo de Alma.

1 comentário: