quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Definições

Pediram-me três definições: amor, amizade e paixão. Pus-me a pensar. Afinal alguém consegue dar uma definição consistente e objectiva de algum destes "sentimentos"? Todos por aí falam de amor como se tivessem plena noção e conhecimento do que se trata, mas quando lhes pedimos uma simples definição, puf: "Ah e tal, assim definir não sei bem...". Põem as mãos pelos pés e os pés pelas mãos e definição é p' tecto. Não os censuro, apesar de tudo. Porque eu nada mais sou do que uma dessas almas. Porque quando o tema é o mundo dos afectos, não dá para generalizar.
Eu tenho a minha opinião. Para mim a amizade é sinónimo de cumplicidade, camaradagem, apoio incondicional, mas também de vez em quando uma ou outra chamada à razão. Se amizade é difícil de definir, paixão então, nem se fala! Ora bem, paixão... Paixão é um misto de atracção
física e desejo com aquela química tão forte, que nos faz pensar que somos capazes de tudo para podermos ter connosco a pessoa em causa. Um dia li algures que está cientificamente provado que a paixão dura, no máximo dos máximos, dois aninhos. Eu cá não sei se acredito muito nisso... E o amor? Aii o amor, o amor... Haverá sentimento mais banalizado nos dias de hoje? A meu ver, não. O que me deixa um pouco indignada, aínda por cima sendo ele tão complexo. Eu considero o amor a união da amizade, da paixão e da intimidade. Há quem diga que o amor é um compromisso. Desenganem-se! Porque pode existir amor e compromisso, mas a existência de um compromisso não implica a existência de amor. Antes fosse assim, digo-vos já! Era da maneira que todos nós seriamos felizes nas nossas relações. Um grande amor é capaz de mover mundos. E o que não faltam são provas e exemplos disso. quem cometa verdadeiras loucuras por amor. Mas se falamos em amor, temos de falar nas diferentes formas de amar, porque ninguém ama só uma pessoa e ninguém ama só de uma forma. Podemos amar o nosso namorado, os nossos pais, o nosso cão, etc. E, com certeza que os amamos de formas diferentes, dependendo do tipo de relações que mantemos com eles.
Enfim, tanta coisa, tanta coisa para continuar sem ter uma definição clara destes três conceitos... Parece-me que amanhã vou chegar à aula de Psicologia "de mãos a abanar". Alguém me quer dar uma ajudinha?!

4 comentários:

  1. Eu considero a amizade já uma forma de amor :) Mas o amor não dá para definir. Na paixão acho que concordo contigo. achooooo! :P Aula de psicologia? :)

    Faço-te rir? Isso é bom?
    x)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. lol amanha vai ser uma aula com pancadaria, estou a sentir :D *

    ResponderEliminar
  3. Já eu não sei se gostava de discutir isso. Pronto, era capaz de discutir através de abracinhos e beijinhos :P
    Fico feliz em saber isso :)
    *

    ResponderEliminar
  4. Acho que todos eles são dependentes de alguma forma. Não gosto de afastá-los! *

    ResponderEliminar