quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dar

Hoje fui dar sangue. Foram fazer uma recolha de sangue à minha faculdade, com o principal objectivo de arranjar um dador compatível com um menino de seis anos que está com leucemia. Mesmo que o dador não seja encontrado (espero que seja!) o sangue recolhido fica "armazenado" e se, por acaso, surgir alguém que precise de um transplante, a pessoa compatível é contactada.
Estava a morrer de medo, sofro sempre por antecedência com estas coisas! Até dormi mal, vejam lá. Enquanto esperava na fila, suava por todos os poros e as pernas tremiam-me. Finalmente chegou a minha vez. A enfermeira, que era um doce, perguntou-me logo "está com um bocadinho de medo, não está?". Não não, que ideia! Afinal não custa nada. Só senti a picada da agulha e até consegui olhar enquanto o meu sangue enchia aqueles três tubinhos que me tinham dado. Quando acabou, perguntaram-me quatro vezes se eu me estava a sentir bem. Começo a achar que tenho ar de pessoa doente (deve ser da palidez da minha maravilhosa pele!).
O que eu quero transmitir com esta história toda é: Pessoal, TOCA A DAR SANGUE! Não custa nada, a sério que não, e com um gesto tão simples podemos estar a salvar uma vida. E imaginem só a sensação de se salvar uma vida! Nem precisam de ir em jejum. Basta terem entre 18 e 45 anos, pesarem mais de 50 quilos e nunca terem feito transfusões de sangue. Tão simples quanto isto!

1 comentário:

  1. Isto hoje são só lindas meninas a dar sangue :)

    Obrigado LM :D

    [Embora não comente venho sempre aqui ;)]

    ResponderEliminar