sábado, 5 de fevereiro de 2011

Da amizade, outra vez

Eu sou uma grande amiga. Sou. Posso ter muitos defeitos, que tenho, mas sou uma excelente amiga. Para mim a amizade é o de mais importante que tem a vida. Talvez porque sempre me refugiei nos amigos. Quando o casamento dos meus pais desmoronou, os meus amigos foram o meu porto de abrigo. Sempre que o amor me desiludiu, foi à amizade que eu fui buscar as forças de que precisava para me levantar. E estes são só alguns exemplos.
Claro que não sou a amiga perfeita. Já cometi erros e alguns foram graves. E é por dar tanto valor à amizade que me culpo e arrependo tanto desses mesmos erros.
É que eu preocupo-me com os meus amigos a sério. Vivo as alegrias e as tristezas deles como se fossem as minhas próprias. Choro e rio com eles e por eles. Faço todos os esforços para manter o contacto, mesmo quando parece impossível. Sim, os meus amigos são a minha prioridade. Sempre foram e, se bem conheço, vão continuar a ser. Nunca deixei que nada tomasse o valor que dou a um amigo. Nunca desmarquei nada com um, para estar com um namorado, por exemplo. E agora, vocês que me lêem (um ou dois), devem estar a pensar "pois, é por isso que continuas sozinha e que nenhum homem te pega". Pois, talvez tenham razão. Mas se assim for, que seja! Prefiro ter os meus amigos, a ter só um namorado. Sim, porque o amor é muito bom, mas há funções que só pertencem à amizade.
Nunca disse "não" a um pedido de um amigo. Sempre lutei para poder fazer ou manter os meus amigos felizes. É assim que eu vivo, é esta a minha essência. E é por isto mesmo que estou tão desiludida com duas das minhas maiores amigas. Fiz de tudo, mas agora já não posso fazer nada. Portanto, desisto. Não vos viro as costas, porque nunca o fiz a um amigo. Mas vou simplesmente parar de tentar. Um dia que queiram, um dia que sintam falta de uma amiga de verdade, eu vou estar aqui. Sempre, com a porta de minha casa aberta e um sorriso nos lábios.

2 comentários:

  1. sublinho tudo. da primeira à última palavra. mas infelizmente é mesmo assim, - e é isso que me angustia tantas vezes com as amizades - muitas damos demasiado (assim acho). uma amizade é como uma relação amorosa: exige esforço, trabalho. não é só dizer-se que se é amigo. um amigo não precisa de estar lá nas grandes datas - está em todas as outras. mas, muitas vezes fazemos pelos outros - mesmo pelos amigos - aquilo que eles não fazem por nós. é triste

    ResponderEliminar